Tema JA 2017 - Eu Creio

Você é o visitante de número 11 deste anúncio.

Publicado por Denilson Araujo, para Nova Odessa Central (Ministério Jovem), às 13:00:25 do dia 13/01/2017

Observação: Link de caráter informativo!

Mais informações sobre o Ministério Jovem, acesse o site:
http://universojovemadv.blogspot.com.br/

O ano de 2017 chegando e nós ansiosos, aguardando as novidades que o Departamento Jovem prepara para o trabalho. Veja abaixo o Tema e os Projetos que iremos trabalhar em 2017 no Ministério Jovem, e prepare para dar o seu melhor nesta nossa obra, em 2017.


Tema do ano: Eu Creio. Enfatizaremos o estudo mais profundo e a vivência das verdades bíblicas. Relembraremos os grandes heróis da fé, sua vida de entrega e defesa de suas crenças.

Ano Bíblico: #RPSP e Convencional. Estamos engajados no projeto mundial Reavivados por Sua Palavra. Para aqueles que estão cumprindo os requisitos dos cartões de liderança, teremos o Ano Bíblico Convencional.

#PrimeiroDeus – Aprendendo a Meditar na Bíblia: O lançamento será no dia 18 de fevereiro. Este material será uma ferramenta fantástica para nossos jovens firmarem seus hábitos de leitura da Bíblia, compreensão da mesma e busca pela fidelidade completa. 

Maná: Vamos fortalecer o estudo diário da lição da Escola Sabatina, pois esse é o nosso maná. É importante promover a assinatura anual para que nenhum jovem fique sem o guia de estudo.

Culto Jovem: Continuamos com a proposta do formato simplificado: Louvor, Oração, Testemunho e Mensagem. O Culto Jovem é a celebração das ações que os jovens estão realizando e um espaço para nutrir-se espiritualmente.

Semana Jovem: De 22 a 29 de julho, será realizada a Semana Jovem na sua igreja local. Prepare um bom programa para que os jovens sejam levados a reflexão da Palavra e tomada de decisões.

Missão Calebe: Contagie a sua juventude a fazer parte deste exército que dedica as férias para salvar do pecado e guiar no serviço. Mais informações em www.missaocalebe.org.br. Siga esse movimento em @MissaoCALEBE.

OYiM – O projeto Um Ano Em Missão tem como objetivo levantar uma geração apaixonada pela missão e pelo voluntariado. Desejamos que essa visão de discipulado e missão possa ser amplamente replicada em todo o território da Divisão Sul-Americana. Desde já, sonhamos com jovens dedicando um ano de sua vida servindo ao Senhor e ao próximo. A meta é que cada Associação/Missão tenha pelo menos uma equipe OYiM em 2017, totalizando mais de 1.000 jovens dedicando Um Ano em Missão.

Global Youth Day: A celebração será no dia 18 de março. Baixe o aplicativo GYD e participe dessa programação postando fotos e vídeos com as hashtags #GYD17 e #GlobalYouthDay. Acompanhe o programa que transmitirá ao vivo as ações realizadas pela juventude adventista ao redor do mundo.

Vida por Vidas: Esse projeto tem sido uma benção para a igreja e altamente relevante para a comunidade. Sob o lema “O bom sangue é feito de bons hábitos”, a campanha 2017 incentivará o cuidado da saúde através dos oito remédios naturais. Cultivando hábitos saudáveis, teremos um bom sangue para doar.

APP do Ministério Jovem: No Dia Mundial do Jovem Adventista (18/03), faremos o lançamento de um APP que será super legal para nossa juventude e liderança. Fique conectado!

Medalhas de ouro, prata e bronze: Esse projeto é um bom incentivo para que os jovens e seus amigos desenvolvam ainda mais suas capacidades físicas, mentais e espirituais.

Programa de capacitação para líderes do Ministério Jovem: Incentivamos cada membro da direção do MJ local a participar do programa de capacitação e treinamento que a Igreja Adventista disponibiliza. Sejam investidos como Líder, Líder Master e Líder Master Avançado.

Livros e revistas de apoio para os líderes do Ministério Jovem: Tenha sempre em mãos o Manual Jovem, o livro Salvação e Serviço, o Manual do Uniforme, as revistas Ação Jovem e Conexão 2.0.

Sistema de Gerenciamento do Ministério Jovem + Seguro Anual – Cadastre os integrantes do Ministério Jovem de sua igreja no Sistema de Gerenciamento e use esta ferramenta para ter um departamento mais organizado. Faça o Seguro Anual, proteja os seus jovens e descubra as vantagens que isso tem para seu grupo.

Ministério da Música: Em 2017, continuaremos com o projeto musical Adoradores 2. Promova o uso dessas músicas nos momentos de louvor e incentive os jovens a tocar com seus instrumentos.

MUA – Ministério de Universitários Adventistas: Estamos organizando para que as igrejas que têm universitários invistam em um programa de atendimento e apoio para que os jovens sejam verdadeiros missionários no campus onde estudam. Ao lado, apresentamos o novo logo mundial do Ministério de Universitários.

Congresso Mundial de Jovens: De 30 de julho a 4 de agosto de 2018, haverá o Congresso Mundial de Jovens em Stuttgart, Alemanha. Esse evento estará direcionado especialmente para líderes do Ministério Jovem. Faça planos de participar dessa oportunidade única!

Promocional: adventistas.org/congressomundialmj

Redes sociais do Ministério Jovem da IASD América do Sul:

– Site: http://www.adventistas.org/pt/jovens/
– Facebook: https://www.facebook.com/jovensadventistasbrasil
– Instagram: https://www.instagram.com/jovensadventistasbrasil/
– Twitter: @MinisterioJovem e @MissaoCALEBE

IMPORTANTE: Os jovens devem ter um envolvimento direto em todos os grandes projetos da igreja. Veja o calendário:

– Dez Dias de Oração: 9 – 18 de fevereiro.
– Semana Santa: 8 – 16 de abril.
– Impacto Esperança: 27 de maio (distribuição do livro) e 28 de maio (feiras de saúde).
– Multiplicação de Pequenos Grupos: 5 de agosto.
– Batismo da Primavera: 16 e 23 de setembro.
– Semana de Colheita: 18 – 25 de novembro.

Sempre Maranata!

Pr. Carlos Campitelli
Líder do Ministério Jovem
Divisão Sul-Americana
Eu creio! E você?

Link original:
http://universojovemadv.blogspot.com.br/2016/11/novidades-para-2017-no-ministerio-jovem.html

Anúncios relacionados:

Mega Vigília 2017 UNASP-EC
Nossa Mega Vigília está chegando. Convide os jovens da sua igreja para participarem. Serão momentos inesquecíveis. Muitos convidados especiais, músicas inspiradoras, estudo da bíblia, momentos de oração e testemunho. Data: 18/03/2017. Horário: 22h00 às 07h00. Local: UNASP-EC. Não é necessário inscrição. Recomenda-se chegar 30 minutos antes para encontrar acentos livres. Recomendamos que leve seu lanche para a vigília, pois será durante toda a madrugada. Um ônibus comseguro foi disponibilizado pelo valor de R$ 14,00 por pessoa. Sairá de frente à IASD do Orquídea às 20h15, passará pela IASD do São Jorge e depois pela IASD do Centro de Nova Odessa. Horário previsto para retorno: 06h15, do dia 19/03. Garanta seu lugar, pois são apenas 50 vagas. A Tânia e o Antenor (membros da Igreja da Rádio), passarão nas IASDs do distrito para recolher o dinheiro neste domingo, dia 12/03. Presença garantida de: Joyce Zanardi, Daniel Salles, Fernanda Lara, Coral de Angolanos Unasp, Tom Jovem Iasp... etc. Durante a vigília, teremos o lançamento do Um Ano em Missão, Projeto Xerente e VERTICAL. Corra e garanta sua vaga!
Dia Mundial do Jovem Adventista
Um dia de celebração dos jovens adventistas ao redor do mundo. Você e seus amigos podem doar sangue, visitar orfanatos, asilos, creches, limpar área públicas, entregar cestas básicas, distribuir livros, cantar, orar e abraçar as pessoas da sua comunidade, por que você é a mensagem! No dia 18/03/2017, espalhe atos de compaixão e publique em suas redes sociais.Atenção: sábado que vem, dia 18/03, os horários do culto e da Escola Sabatina serão invertidos devido às atividades do Dia Mundial do Jovem Adventista. O culto começará às 09h00 e a Escola Sabatina ficará na segunda hora. Todos os envolvidos com as ações deste projeto se encontrarão na praça municipal após o culto para início das atividades desse dia.Compartilhe usando as hashtags: #GYD17 #GlobalYouthDayMaiores detalhes, procurar o líder jovem de sua igreja, ou visitar o link abaixo:Dia Mundial do Jovem Adventista
Desafio G148 - Arrecadação de Alimentos para a ASA
Neste sábado, dia 11/03, vamos nos unir para fazer o bem! Vamos arrecadar alimentos para abastecer o celeiro da casa de Deus. Tem famílias carentes precisando de nossa ajuda, vamos sair para arrecadar e ajudar o nosso próximo. Saída às 15h00, em frente a Igreja da Rádio. Rua Duque de Caxias, 33. Centro, Nova Odessa.Irmãos, arrecadem alimentos com os seus vizinhos. Iremos passar na sua casa para recolher e colocar no celeiro da casa de Deus. Um projeto do Ministério Jovem, em parceria com a Ação Solidária Adventista.
Vem aí a Semana Santa 2017
Olá, amados. Já sau a música tema da Semana Santa 2017: O Resgate. A letra é linda, vale a pena conferir: "Criador do universo és Tu meu Rei, meu Deus de amor. Caimos sim, nas garras do mal, tudo se tornou escuridão. Não me abandonaste, lutaria por mim. Minha vida resgata sim, mais uma vez. Pois teu amor nunca se rende, Tua luz brilha na escuridão. A tormenta atravessa, tua voz a detém, me resgata do mal. Pois teu amor nunca se rende, Tua luz brilha na escuridão. A tormenta atravessa, tua voz a detém, me resgata do mal. Cristo veio e derramou seu sangue lá na cruz para salvar-nos. O resgate Ele pagou, não se importou sofrer, morrer, para que eu pudesse viver. Pois teu amor nunca se rende, Tua luz brilha na escuridão. A tormenta atravessa, tua voz a detém, me resgata do mal. Resgate te Amor!" A Divisão Sul Americana, recentemente, transmitiu o treinamento para a Semana Santa 2017 - O Resgate. Através desse treinamento, pudemos ter uma noção de como agir para resgatar as pessoas, assim como Jesus um dia nos resgatou derramando seu sangue por nós na cruz. Durante a Semana Santa, que terá início dia 08 de abril, teremos como sempre, os Pequenos Grupos nas casas de todos os interessados em passar um pouco mais do amor de Deus para as pessoas. A Igreja Adventista do Sétimo Dia disponibilizou materiais para download, como convites e sermonário, para serem utilizados nos Pequenos Grupos. Ao fim do mês, também serão fornecidos os mesmos impressos para facilitar o trabalho de divulgação da Semana Santa. Caso você ainda não tenha visto o treinamento, segue o vídeo: A Semana Santa 2017 começará no dia 08/04 e vai até o dia 15/04. O lançamento da Semana Santa será realizado na igreja, dia 08/04. As próximas 5 noites (09/04 à 13/04) serão nos PGs e lares e as últimas 2 noites na igreja, sendo dia 14/04 o encontro de Pequenos Grupos e sábado dia 15/04, o culto para finalização da Semana Santa. A temática será "O Resgate! Salvação ao Extremo!" Com temas que a cada noite apresentarão o plano da salvação de uma maneira criativa e inovadora. Quem coordenará os programas em nível local será o diretor de ministério pessoal e sua equipe sob a orientação do pastor distrital. Esse ano teremos a estréia do filme O resgate – salvação ao extremo, que foi especialmente produzido para essa ocasião. No dia 08/04, início da semana, haverá uma mensagem especial nas igrejas Adventistas pela manhã, a tarde um mutirão de compaixão em cada ponto de pregação e a noite a estréia do filme com os amigos convidados. Ao final da Semana Santa, a partir do dia 22 de Abril deve-se começar uma classe bíblica em cada igreja, afim de continuar amadurecendo a mensagem da salvação no coração dos interessados. Também as duplas missionárias e os pequenos grupos devem estudar e acolher esses estudantes da Bíblia. Interessados em montar um Pequeno Grupo em casa devem entrar em contato com o líder do Ministério Pessoal. Confira o trailer do filme "O Resgate", que estréia em abril de 2017.Conheça mais em: http://adventistas.org/oresgate Confira aqui alguns links de materiais para uso na Semana Santa de sua igreja:Materiais de Divulgação da Semana SantaSermonário da Semana Santa em PDF
Acamp Verão 2017
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? O nosso Acamp Verão 2017 está chegando, e para desfrutar do melhor modo possível nosso retiro especial, aqui vão algumas recomendações de coisas que você não pode se esquecer. Itens essenciais e obrigatório. Barraca, colchonete, lanterna, prato, copo, talheres, roupa de cama, toalha, guia de estudos da escola sabatina e bíblia sagrada. Preenchimento da ficha de inscrição. Mamães e papais, crianças de até 5 anos não pagam, mas para isso, você precisa preencher e entregar a ficha para o líder jovem de sua igreja, até por questões de segurança, pois seus filhos também estarão inclusos no seguro do acampamento. Repelente para mosquitos. Leve seu repelente, porque assim você não estará livre apenas dos mosquitos, mas também de doenças como dengue, chikungunya e zika. Itens de higiene pessoal. Não se esqueça de levar também: desodorante, escova dental, creme dental, fio dental, sabonote, papel higiênico, shampoo, condicionador, cremes para cabelo, pente ou escova para cabelo, protetor solar e absorvente íntimo. Lembre-se que seu corpo é templo do Espírito Santo, então cuide dele. Lanche na sexta por sua conta. Na sexta-feira, não será servido nenhuma refeição pelo acampamento. Por isso, não se esqueça de levar seu lanche. As atividades na cozinha terão início a partir do desjejum de sábado. Roupa branca para a Noite no Éden. No sábado a noite, teremos uma programação especial, e algumas surpresas estão reservadas para você. Então leve sua roupa branca e participe conosco da Noite no Éden. Roupa social para a Noite de Gala. No domingo a noite, teremos outra programação especial e, dessa vez, o vestuário é social. Leve sua melhor roupa e seu melhor vestido e participe de mais uma noite especial preparada para você. Qualquer dúvida é só deixar seu comentário nesse página ou entrar em contato com o líder jovem de sua igreja.
Convenção Ministério Jovem 2017
No dia 19/02, teremos o principal treinamento do ano para as áreas de Desbravadores, Aventureiros, Ministério Jovem e Ministério da Música. A inscrição para esse evento é gratuita. Se o participante optar por almoçar no UNASP EC, escolha a opção de pagamento "Boleto" para já emitir o boleto do almoço. Caso o participante optar por levar sua refeição, escolha a opção "Gratuito" no momento da inscrição. Local: UNASP-EC, com início previsto às 08h30 e término às 18h00.As inscrições podem ser feitas clicando no link abaixo:Convenção Ministério Jovem e Ministério da MúsicaLimite de inscritos: 500. Dia do evento: 19/02/2017. Perído de inscrição: 23/01/2017 à 13/02/2017. Corra e garanta sua vaga! Qualquer dúvida, procure o líder jovem de sua igreja.
Social de Arrecadação para o Acamp 2017
Olá irmãos! Como todos sabem, o Acamp Verão 2017 está chegando. Mas infelizmente, algumas pessoas não irão por estarem apertadas com as contas de início de ano, ou porque não possuem condições de ir. Pensando nisso, o Ministério Jovem bolou duas formas de arrecadarmos dinheiro para essas pessoas. Uma delas é uma social que será feita para arrecadação de fundos. Os pratos, doces e qualquer outra coisa de comer, assim como seus valores, ainda estão sendo definidos, mas já temos a data e o local marcados. Será na casa da Cíntia e do Éder, na rua Alexandre Fadel, número 56, no Vila Azenha. Será dia 04/02/2017, num sábado de noite, após o pôr do sol, às 20h10.Quando tivermos notícias sobre os pratos ou qualquer outra informação adicional sobre a social de arrecadação de fundos para o acampamento, atualizaremos esse anúncio e divulgaremos nas mídias sociais. Um grande abraço a todos e que Deus os abençoe!Observação: o dinheiro arrecadado irá cobrir o valor integral do máximo de acampantes possível que realmente não tenham condições de pagar. Esse é um serviço solidário prestado à essas pessoas. Cada líder de departamento jovem das igrejas poderá prover outros meios de arrecadação de valores para beneficar os menos favorecidos. Qualquer dúvida, favor procurar o líder jovem de sua igreja.
Tema 10 - A Volta de Cristo e a Herança dos Santos
A RESSURREIÇÃO ESPECIAL – As sepulturas se abrirão, e “muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Dn 12:2). Todos os que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo sairão do túmulo glorificados para ouvir o concerto de paz, estabelecido por Deus com os que guardaram Sua lei. “Até mesmo aqueles que O traspassaram” (Ap 1:7), os que zombaram e escarneceram da agonia de Cristo e os mais obstinados inimigos de Sua verdade e de Seu povo ressuscitarão para contemplá-Lo em Sua glória e ver a honra conferida aos fiéis e obedientes. JESUS DESCERÁ COM PODER E GLÓRIA – Surgirá logo no Oriente uma pequena nuvem escura, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. Será a nuvem que rodeará o Salvador, e que, à distância, parecerá estar envolta em trevas. O povo de Deus saberá ser esse o sinal do Filho do Homem. Em silêncio solene, irão contemplá-la enquanto se aproxima da Terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar uma grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor e, acima dela, o arco-íris do concerto. Jesus, na nuvem, avançará como poderoso vencedor. [...] “DESPERTEM, VOCÊS QUE DORMEM, LEVANTEM-SE!” – Os mortos preciosos, desde Adão aos últimos santos que morrerem, ouvirão a voz do Filho de Deus e sairão dos sepulcros para a vida imortal. DAS PROFUNDEZAS E DOS MAIS ALTOS LUGARES – Medito com prazer sobre a ressurreição dos justos, os quais sairão de todas as partes da Terra, de cavernas rochosas, de calabouços, das covas da Terra, das águas do mar. Ninguém será passado por alto. Todos ouvirão Sua voz. Eles sairão com triunfo e vitória. OS ÍMPIOS SERÃO MORTOS – Por ocasião da vinda de Cristo, os ímpios serão eliminados da face de toda a Terra: consumidos pelo sopro de Sua boca e destruídos pelo resplendor de Sua glória. Cristo levará Seu povo para a cidade de Deus, e a Terra será esvaziada de seus moradores. A glória de Seu rosto, que para os justos é vida, será para os ímpios um fogo consumidor. UM ATO DE MISERICÓRDIA – Poderiam aqueles cujo coração está cheio de ódio a Deus, à verdade e à santidade se unir à multidão celestial e participar de seus cânticos de louvor? Poderiam suportar a glória de Deus e do Cordeiro? [...] O destino dos ímpios será determinado por sua própria escolha. Sua exclusão do Céu será um ato de sua própria vontade, e um ato de justiça e misericórdia da parte de Deus. RUMO AO LAR – Os justos vivos serão transformados “num momento, num abrir e fechar de olhos” (1Co 15:52). Por meio da voz de Deus eles serão glorificados. Então se tornarão imortais e, com os santos ressuscitados, serão arrebatados para encontrar seu Senhor nos ares. Quão glorioso será vê-Lo e receber as boas-vindas como remidos Seus! Por muito tempo temos esperado, mas nossa esperança não deve diminuir. Se apenas pudermos ver o Rei em Sua beleza, seremos para sempre benditos. Sinto que devo exclamar bem alto: “Rumo ao lar!” OS ANJOS CANTARÃO: “CRISTO VENCEU!” – Com amor indescritível, Jesus dará as boas-vindas a Seus fiéis, para a “alegria” do Senhor (Mt 25:23). Essa alegria divina consiste em ver, no reino de glória, as pessoas que foram salvas por Sua agonia e humilhação. Nos resultados de Sua obra, Cristo contemplará a recompensa. Naquela grande multidão que ninguém pode contar, apresentada como “[irrepreensível], com alegria, perante a Sua glória” (Jd 24), Aquele cujo sangue nos redimiu e cuja vida nos ensinou verá o “penoso trabalho de Sua alma e ficará satisfeito” (Is 53:11). OS SANTOS RECEBERÃO COROAS E HARPAS – Não haverá ninguém salvo no Céu com uma coroa sem estrelas. Se entrarmos lá, haverá alguém nas cortes da glória que encontrou entrada ali por nosso intermédio. Diante da multidão de resgatados estará a santa cidade. Jesus abrirá amplamente os portais de pérola, e por eles entrarão as nações que observaram a verdade. UMA DÁDIVA DO SENHOR – Cristo, somente Cristo, e Sua justiça obterão para nós um passaporte para o Céu. O coração orgulhoso se esforça para alcançar a salvação, mas tanto o nosso título ao Céu quanto nossa idoneidade para ele se encontram na justiça de Cristo. GLÓRIA INDESCRITÍVEL – Não consigo descrever as coisas maravilhosas que vi ali. Se eu pudesse falar a língua de Canaã, poderia então contar um pouco das glórias do mundo melhor. A linguagem humana não consegue descrever a recompensa dos justos. Será conhecida apenas por aqueles que a contemplarem. Nenhuma mente finita consegue compreender a glória do paraíso de Deus. Se pudéssemos ter pelo menos uma visão da cidade celestial, nunca mais desejaríamos viver outra vez na Terra. FONTES DE ÁGUA, COLINAS E ÁRVORES – Nessas planícies pacíficas, ao lado daquelas correntes vivas, o povo de Deus, durante tanto tempo peregrino e errante, encontrará um lar. FLORES, FRUTOS E ANIMAIS – Vi uma mesa de pura prata; tinha muitos quilômetros de comprimento, mesmo assim, nossos olhares conseguiam alcançá-la toda. Vi o fruto da árvore da vida, o maná, amêndoas, figos, romãs, uvas e muitos outros tipos de frutas. Pedi a Jesus que me deixasse comer do fruto. O VIGOR DA ETERNA JUVENTUDE – Todos sairão do túmulo com a mesma estatura que tinham quando entraram ali. Adão, que estará em pé entre a multidão dos ressuscitados, terá grande altura e formas majestosas, estatura pouco menor que a do Filho de Deus. Apresentará notável contraste com o povo das gerações posteriores. Basta esse aspecto para revelar a grande degeneração da raça humana. Todos, porém, surgirão com a vivacidade e o vigor da eterna juventude. [...] Restabelecidos à árvore da vida, no Éden há tanto tempo perdido, os remidos crescerão (Ml 4:2) até à estatura completa da humanidade em sua glória inicial. O Céu é todo saúde. A IDENTIDADE DOS REMIDOS SERÁ PRESERVADA – A ressurreição de Cristo foi um modelo da ressurreição final de todos os que nEle dormem. O rosto do Salvador ressuscitado, Seu jeito, Sua maneira de falar, tudo era familiar aos discípulos. Como Jesus ressurgiu dos mortos, assim ressuscitarão os que nEle dormem. Reconheceremos nossos amigos, da mesma forma pela qual os discípulos reconheceram Jesus. Talvez tenham sido deformados, infectados e desfigurados nesta vida mortal, mas ressurgirão em plena saúde e beleza. No corpo glorificado, será perfeitamente mantida a identidade. A ALEGRIA DE VER NOSSA FAMÍLIA NO CÉU – O maior dom de Deus é Cristo, cuja vida é nossa, pois nos foi dada. Ele morreu por nós, e ressuscitou em nosso favor, a fim de que pudéssemos sair da sepultura para um glorioso companheirismo com os anjos celestiais, encontrar nossos entes queridos e reconhecer sua fisionomia, pois a semelhança com Cristo não destrói a aparência, mas a transforma à Sua gloriosa imagem. Todos os santos ligados aqui por laços familiares reconhecerão ali uns aos outros. HOMENAGEM ÀS MÃES FIÉIS – Os anjos de Deus imortalizam o nome das mães cujos esforços ganharam os filhos para Jesus Cristo. NÃO HAVERÁ TENTAÇÕES E PECADO – Nenhuma árvore da ciência do bem e do mal oferecerá oportunidade para a tentação. Não haverá ali tentador nem possibilidade para o mal. COMUNHÃO COM OS ANJOS E COM OS FIÉIS DE TODAS AS ÉPOCAS – Todo redimido compreenderá a obra dos anjos em sua própria vida. De que perigos, visíveis e invisíveis, temos sido protegidos mediante a intervenção de anjos, jamais saberemos até que, à luz da eternidade, as providências de Deus nos sejam reveladas. CÂNTICOS MAJESTOSOS E MELODIOSOS – Haverá ali música e cânticos. Música e cânticos que ouvidos mortais jamais ouviram nem a mente humana concebeu. [...] O cântico que os resgatados entoarão, cântico este de sua experiência, declarará a glória de Deus: “Grandes e admiráveis são as Tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o Teu nome, ó Senhor? Pois só Tu és santo” (Ap 15:3, 4). EXPLORANDO OS TESOUROS DO UNIVERSO – Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos filhos de Deus. Com indescritível prazer faremos parte da alegria e da sabedoria dos seres não caídos. Participaremos dos tesouros do saber e do entendimento adquiridos durante séculos e séculos, na contemplação da obra de Deus. AS PERPLEXIDADES DA VIDA ESCLARECIDAS – Todas as perplexidades da vida serão então explicadas. Onde para nós apareciam apenas confusão e decepção, propósitos frustrados e planos subvertidos, se verá um propósito grandioso, predominante e vitorioso, uma harmonia divina. Ali Jesus nos guiará ao longo das vivas correntes que fluem do trono de Deus e nos explicará as providências sombrias pelas quais nos conduziu para aperfeiçoar nosso caráter. NOSSA ALEGRIA AUMENTARÁ CONTINUAMENTE – E ao transcorrerem os anos da eternidade, receberão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais as pessoas aprendem a respeito de Deus, mais admiram Seu caráter. Ao Jesus lhes revelar as riquezas da redenção e os impressionantes feitos do grande conflito com Satanás, o coração dos resgatados pulsará com mais fervorosa devoção, e com alegria mais arrebatadora dedilharão as harpas de ouro. E milhões de milhões de vozes se unirão para avolumar o forte coro de louvor. HÁ SEMPRE UM INFINITO ALÉM – Cada habilidade será desenvolvida e toda capacidade aumentada. Os maiores empreendimentos terão sucesso. As mais elevadas aspirações serão alcançadas, e realizadas as mais altas ambições. E surgirão ainda novas alturas a serem alcançadas, novas maravilhas para serem admiradas, novas verdades a serem compreendidas, novos objetos de estudo a desafiar as aptidões físicas, mentais e emocionais. DEUS É AMOR – O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única pulsação de harmonia e alegria vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e felicidade por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeita alegria, declaram que Deus é amor. ORAÇÃO: Oremos para que a volta de Cristo seja a maior esperança em nosso coração, todos os dias.
Tema 09 - As Sete Últimas Pragas e os Justos
O INÍCIO DO TEMPO DE ANGÚSTIA – Quando Cristo cessar Sua obra como mediador em favor do ser humano, começará esse tempo de angústia. Então estará decidido o caso de todas as pessoas, e não haverá sangue expiatório para purificar do pecado. TERRÍVEL E ALÉM DA COMPREENSÃO – O “tempo de angústia como nunca houve” está prestes a se manifestar. E necessitaremos de uma experiência que agora não temos, e que muitos são negligentes demais para obter. Quando Jesus deixar o santíssimo, Seu Espírito refreador será retirado dos governantes e do povo. Serão deixados ao controle dos anjos maus. Então serão feitas, por conselho e orientação de Satanás, leis sob as quais, se não fosse muito breve o tempo, nenhuma pessoa escaparia ilesa. MUITOS MORRERÃO ANTES DO TEMPO DE ANGÚSTIA – Deus sabe se aqueles em favor de quem se fazem petições seriam capazes de suportar a aflição e a prova que sobre eles viriam caso vivessem. Conhece o fim desde o princípio. Muitos serão levados a descansar antes que a prova de fogo do tempo de tribulação venha sobre o nosso mundo. O OBJETIVO DE SATANÁS – A igreja remanescente terá que passar por grande prova e aflição. Aqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus sentirão a ira do dragão e de seus exércitos. Satanás considera os habitantes do mundo seus súditos. Adquiriu domínio sobre as igrejas apóstatas, mas há um pequeno grupo que resiste à supremacia dele. Se ele pudesse apagá-los da Terra, seu triunfo seria completo. Como influenciava as nações pagãs a destruírem Israel, assim, num futuro próximo, ele incitará as maléficas potências terrestres para destruir o povo de Deus. ARGUMENTOS USADOS CONTRA O POVO DE DEUS – Dos púlpitos das igrejas populares será ouvida a declaração de que o mundo está sendo punido porque o domingo não é honrado como deveria. Será afirmado que os poucos que permanecem em oposição a uma instituição da igreja e lei do Estado não devem ser tolerados; que é melhor que eles sofram do que nações inteiras sejam envolvidas em confusão e ilegalidade. O DECRETO DE MORTE – Está prestes a sobrevir ao povo de Deus o tempo de angústia. Então sairá o decreto, proibindo aos que guardam o sábado do Senhor comprar ou vender, ameaçando-os de punição, e mesmo de morte, se não observarem como dia de descanso o primeiro dia da semana. A ira humana será especialmente despertada contra os que santificam o sábado do quarto mandamento; e, por fim, um decreto universal denunciará esses como dignos de morte. OS REMANESCENTES FAZEM DE DEUS SUA DEFESA – Esses poucos remanescentes, incapazes de se defender no conflito mortal com os poderes da Terra arregimentados pelas forças do dragão, fazem de Deus a sua defesa. Pela mais elevada autoridade terrestre foi feito o decreto para que, sob pena de perseguição e morte, adorem a besta e recebam seu sinal. Que Deus auxilie Seu povo agora, pois sem Sua assistência, o que poderá se fazer naquele tempo, em tão terrível conflito? A FUGA DO POVO DE DEUS – Ninguém poderá passar pelos poderosos guardas posicionados ao redor dos que são fiéis a Deus. Alguns serão atacados ao fugir das cidades e dos povoados. Mas as espadas levantadas contra eles se quebrarão e cairão frágeis como a palha. Outros serão defendidos por anjos em forma de guerreiros. O povo de Deus nessa época não estará todo em um só lugar. Eles estarão em grupos diferentes e em todas as partes da Terra; e serão provados individualmente, não em grupos. Cada um terá que resistir à prova por si mesmo. OS JUSTOS NÃO TERÃO FALTAS OCULTAS PARA REVELAR – No tempo de angústia, se o povo de Deus tivesse pecados não confessados que surgissem diante deles enquanto torturados pelo temor e pela angústia, seriam vencidos. O desespero lhes suprimiria a fé e não poderiam ter confiança para suplicar de Deus o livramento. Mas, ao mesmo tempo em que têm uma profunda intuição de sua indignidade, não possuem falta oculta para revelar. Seus pecados foram examinados e apagados no juízo; eles não podem trazê-los à lembrança. OS SANTOS NÃO PERDERÃO A VIDA – O povo de Deus não estará livre de sofrimento. Embora sejam perseguidos e angustiados, embora suportem privações e sofram pela falta de alimento, não serão abandonados para morrer. Se o sangue das fiéis testemunhas de Cristo fosse derramado nessa ocasião, não seria como o sangue dos mártires, qual semente lançada a fim de produzir uma colheita para Deus. DEUS PROVERÁ – Será para nós então tempo de confiar inteiramente em Deus, e Ele nos sustentará. Vi que nosso pão e nossa água serão certos nesse tempo, e que não teremos falta nem padeceremos fome, pois Deus é capaz de estender para nós uma mesa no deserto. Se necessário, Ele enviaria corvos para nos alimentar, como fez com Elias, ou faria chover maná do céu, como fez para os israelitas. SEM INTERCESSOR, MAS NÃO DESAMPARADOS – Se as pessoas pudessem ver com visão celestial, contemplariam grupos de anjos magníficos em poder posicionados ao redor daqueles que guardaram a palavra da paciência de Cristo. Com ternura compassiva, os anjos têm testemunhado sua angústia e ouvido suas orações. Estão à espera da ordem de seu Comandante para os tirar do perigo. [...] O precioso Salvador enviará auxílio exatamente quando necessitarmos dele. Em meio ao tempo de angústia que está para vir – tempo de angústia como nunca houve desde que existe nação –, o povo escolhido de Deus ficará inabalável. Satanás e seu exército não conseguirão destruí-lo, pois anjos magníficos em poder o protegerão. A BATALHA CONTRA O “EU” – Enquanto Satanás reinar, teremos que subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos cercam. Enquanto a vida durar não haverá ocasião de repouso, nenhum ponto que possamos atingir e dizer: “Alcancei tudo completamente.” A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda. ORAÇÃO: “Senhor, ajuda-me a ser uma fiel testemunha Tua e de Teu amor. E que, com minhas atitudes neste grande conflito, eu não me coloque fora de Tua santa proteção.”
Tema 08 - O Fim do Tempo da Graça
NINGUÉM SABE QUANDO TERMINARÁ O TEMPO DA GRAÇA – Deus não nos revelou em que momento essa mensagem será concluída, ou quando terá fim o tempo de graça. As coisas reveladas aceitaremos para nós e nossos filhos. Porém, não busquemos saber aquilo que foi mantido em segredo nos concílios do Todo-poderoso. [...] Chegam cartas para mim, perguntando se tenho algum esclarecimento especial quanto ao fim do tempo da graça, e respondo que tenho apenas esta mensagem para dar: agora é tempo de trabalhar, enquanto é dia, pois “a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 9:4). IMPOSIÇÃO DA LEI DOMINICAL ANTES DO FIM DO TEMPO DA GRAÇA – O Senhor me mostrou claramente que a imagem da besta se formará antes que termine a graça, pois isso será a grande prova1 para o povo de Deus, pela qual será decidido seu destino eterno. O que é a “imagem da besta”? E como ela será formada? A “imagem da besta” representa a forma de protestantismo apóstata que se desenvolverá quando as igrejas protestantes buscarem o auxílio do poder civil para imposição de seus dogmas. O FIM DO TEMPO DA GRAÇA APÓS O SELAMENTO – Um anjo que volta da Terra anuncia que sua obra está feita; o mundo foi submetido à prova final, e todos os que se mostraram fiéis aos preceitos divinos receberam “o selo do Deus vivo” (Ap 7:2). Então Jesus deixa de interceder no santuário celestial. Levanta as mãos, e com grande voz diz: “Feito está” (Ap 16:17). REPENTINA E INESPERADA – Quando Jesus deixar de interceder pelo ser humano, os casos de todos estarão decididos para sempre. [...] Terminará o tempo da graça; as intercessões de Cristo cessarão no Céu. Por fim, esse tempo virá de repente sobre todos, e os que não purificarem a mente pela obediência à verdade serão encontrados dormindo. O tempo da graça terminará pouco antes do aparecimento do Senhor nas nuvens do céu. [...] A ATIVIDADE HUMANA DEPOIS DO FIM DO TEMPO DA GRAÇA – Quando a decisão irrevogável do santuário tiver sido pronunciada e para sempre fixado o destino do mundo, os habitantes da Terra não ficarão sabendo. O trigo e o joio deverão “crescer juntos até à colheita” (Mt 13:30). No desempenho de seus deveres cotidianos, os justos estarão, até o fim, em contato com os ímpios. Os filhos da luz estão espalhados entre os das trevas para que o contraste salte aos olhos de todos. LÍDERES RELIGIOSOS ESTARÃO CHEIOS DE OTIMISMO – Não importa a época, o dia do Senhor virá inesperadamente para os ímpios. Quando a vida prosseguir em sua rotina, as pessoas continuarem absortas nos prazeres, negócios, comércio e ambição de ganho; os líderes religiosos enaltecerem o progresso do mundo, e o povo estiver embalado em uma falsa segurança, então, como o ladrão à meia-noite rouba a casa que não é guardada, sobrevirá repentina destruição aos descuidados e ímpios, e “de nenhum modo escaparão” (1Ts 5:3-5). SATANÁS DEDUZIRÁ QUE TERMINOU O TEMPO DA GRAÇA – No tempo de angústia, Satanás instigará os ímpios e eles cercarão o povo de Deus para destruí-lo. Mas ele não saberá que foi escrito “perdão” ao lado de seus nomes nos livros do Céu. Assim como Satanás influenciou Esaú a marchar contra Jacó, instigará os ímpios a destruírem o povo de Deus no tempo de angústia. [...] Ele vê que santos anjos os estão guardando, e deduz que seus pecados foram perdoados; mas não sabe que seus casos foram decididos no santuário celestial. FOME DA PALAVRA – Os que agora não valorizam, não estudam nem honram a Palavra de Deus proferida por Seus servos terão motivo para se lamentar amargamente no futuro. Vi que o Senhor, em juízo, andará no fim dos tempos pela Terra. As terríveis pragas começarão a cair. Então, os que desprezaram a Palavra de Deus, os que deram pouca importância a ela, “andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a Palavra do Senhor, e não a acharão” (Am 8:12). Há na Terra uma fome de ouvir a Palavra. NÃO MAIS ORAÇÕES PELOS ÍMPIOS – Na ocasião em que os juízos de Deus estiverem caindo sem misericórdia, como será invejável para os ímpios a posição dos que habitam “no esconderijo do Altíssimo” (Sl 91:1) – a fortaleza em que o Senhor esconde todos os que O têm amado e obedecido a Seus mandamentos! Nesse momento, a condição dos justos será realmente invejável aos que estiverem sofrendo por causa de seus pecados. Mas a porta da graça estará fechada para os ímpios. Depois que terminar o tempo da graça, não serão mais oferecidas orações em seu favor. O CARÁTER NÃO PODE SER TRANSFERIDO – O Senhor vem com poder e grande glória. Será então o Seu trabalho fazer completa separação entre o justo e o ímpio. Mas o óleo não pode ser transferido para o vaso dos que não o têm. OUTRO TEMPO DE GRAÇA NÃO CONVENCERIA OS ÍMPIOS – Devemos aproveitar ao máximo nossas oportunidades atuais. Não nos será concedido outro tempo de graça para que possamos nos preparar para o Céu. Essa é nossa única e última oportunidade para formar um caráter que nos habilite para o futuro lar que o Senhor preparou para todos os que obedecem aos Seus mandamentos. Não haverá um tempo de graça depois da vinda do Senhor. Os que dizem que haverá estão enganados e iludidos. Antes que Cristo venha, a situação será semelhante à que existiu antes do dilúvio. E depois que o Salvador aparecer nas nuvens do Céu, ninguém terá outra oportunidade de obter a salvação. Todos terão tomado sua decisão. ORAÇÃO: Oremos para que nossa fé seja mais consistente e vibrante para suportar as dificuldades dos últimos tempos.
Clique aqui e consulte nosso FAQ, com as dúvidas mais frequentes.
Um canal de comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia.